sexta-feira, 24 de abril de 2009

UM PRESENTE DE DEUS: PONTAL DAS ALMAS

A deserta praia do Pontal das Almas fica na divisa dos estados do Ceará com o Piauí, onde já se pode avistar no estado vizinho a cidade de Cajueiro da Praia. O Pontal tem o formato de uma baía, com dunas ao redor, e nela desembocam as águas dos rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Carapinas e Camelo. É proibido o tráfego de barco a motor no Pontal das Almas, pois nas suas águas vivem cardumes de peixe-boi.
Carnaubeiras ao redor dão um toque especial ao lugar exótico, que apresenta, também, como atrativo, o túmulo de Adelaide Elias Tahim, que os moradores da região chamam de Santa Adelaide.
Natural da cidade de Belém, Palestina, Adelaide veio morar no Brasil e ao morrer, em março de 1929, foi sepultada no cemitério de Capim-Açu, vizinho a Bitupitá. Em maio daquele mesmo ano, contam os moradores, ela apareceu pedindo para que seu corpo fosse trasladado para o Pontal das Almas. Ao ser desenterrado, o corpo de Adelaide Tahim estava intacto e exalava cheiro de flores. Ao lado do túmulo de Adelaide Tahim, no Pontal das Almas, algumas pessoas depositam ex-votos como agradecimento por graças alcançadas. O corpo de seu esposo, Demétrio Elias Tahim, encontra-se também enterrado em Pontal das Almas.

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Alex Uchôa