terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O GRANDE ARTISTA DE BITUPITÁ

Bitupitá sempre foi berço de grandes personagens em todas as áreas… mas nas artes plásticas, o grande Odêmio do Pimpim é imbatível. Sua arte carregada de realidade exprime de maneira ínica o dia-a-dia dos personagens inesquecíveis que viveram ou ainda vivem em Bitupitá… O blog Bitupitá On-Line, presta um singela homenagem a este fantástico homem e suas histórias inesquecíveis.

O SERESTEIRO

tela1Se o Cabelo, esse aí da foto com um violão, fosse vivo, com certeza teria chance no programa Domingão do Faustão. Essa comemoração seria realizada na casa da sogra dele, a dona Deltrudes, e presentearia seus amigos com o prato que ele mais gostava: ovo cozido com arroz. Um dia, Cabelo foi convidado pelo Ozanan para acompanhá-lo numa serenata. A jovem homenageada exigiu que o Ozanan fosse o seresteiro, ela achava a voz dele linda, comparada na época com a do cantor Nelson Gonçalves. A data foi marcada. Chegando lá, Ozanan esqueceu a letra da música, aí não teve jeito, passou a responsabilidade para o Cabelo, exigindo apenas que sua voz fosse imitada de tal forma que não causasse nenhuma desconfiança. Cabelo achou aquilo uma moleza, afinal, ele era mestre em fazer esse tipo de coisa. Mal sabia o Ozanan que de dez palavras que o Cabelo pronunciava, nove saíam erradas. O leitor inteligente pensará no que ocorreu depois. Ozanan era professor do melhor colégio de Bitupitá, na época, o Externato Veras Coelho.

OS INIMIGOS

tela2 João Dionísio de Souza, vulgo João Véi, e Antônio Carlos Alberto Teixeira da Silva, mais conhecido como Cagáis são até hoje inimigos declarados. Simplesmente, um não suporta a presença do outro. Não se sabe ao certo, mas, tudo leva a crer que a feiúra seja o principal motivo dessa rivalidade. Os dois solteirões aposentados mais famosos de Bitupitá, não admitem carregar sozinho esse privilégio e ficam jogando para o outro, principalmente, o João Véi, que fica injuriado quando dizem para ele que o Cagáis arranjou uma namorada, a resposta vem imediata, acompanhada de uma sonora gargalhada: Só se for o cão! - Quem é qui rai querer aquela disgraaaaça! Hiááááááááááááááá!- Hahahahahahahaiiii!

PRA RIIIIIIBA!!!

tela3 Um, dois, três! - Pra riiiiiiiiiiba! Com este grito de guerra, as canoas são retiradas do mar e levadas até seus estaleiros. Normalmente isso ocorre quando a canoa precisa de algum reparo, ou, quando um aguaceiro (encontro da chuva com a fúria do vento), se aproxima, como esse aí, proporcionando o fenômeno muito comum em Bitupitá, mais conhecido como o mar está rolando. É nessas horas que pessoas de diferentes classes sociais se misturam, e todos juntos empurram a canoa até o local desejado pelo proprietário. Uma moradora de Bitupitá chama atenção pela sua coragem e força. Nem é preciso perder tempo de chamá-la, ela já vem correndo. Quando ela se aproxima, todos se afastam, desocupando o seu lugar preferido; o meio da canoa. Dizem que ela vale por dez homens. O nome dela impõe respeito em Bitupitá: MILAIDE, do Tito.

Mais telas de Odêmio do Pimpim poder ser conferidas em:

 http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=14872503410695045493&aid=1